ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Empresas que atuam no setor portuário buscam alternativas para driblar a crise

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Empresas que atuam no setor portuário buscam alternativas para driblar a crise

29/04/2016 �s 19:44
  Empresas que atuam no setor portuário buscam alternativas para driblar a crise

Em um cenário econômico desfavorável, com retração que deve beirar os 4% no Brasil, segundo estimativas, o desempenho do setor portuário em 2015 chama a atenção. A movimentação de cargas alcançou 1,007 bilhão de toneladas, a maior da história. O crescimento foi de 4%, frente a 2014. O balanço foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

Cortar gastos desnecessários e aperfeiçoar o desempenho das empresas. Este é o mantra repetido, exaustivamente, por empresas de todos os setores da economia na expectativa de superar a crise e manter a produção em alta. Além da eliminação dos custos convencionais, muitos executivos perceberam que é necessário buscar novos nichos de mercado.

É o que está fazendo a empresa Manobrasso Operações Marítimas Inteligentes. Sediada em Niterói no Rio de Janeiro, a empresa atua no mercado de içamentos e transportes marítimos e apoio logístico a operações marítimas. Com atuação centrada nos estados do Sudeste, a Manobrasso foi ao mercado buscar alternativas e abriu o seu leque de serviços para as regiões Sul e Nordeste.

Em solo gaúcho a empresa trabalha na substituição das estruturas metálicas do carregador de navios do terminal marítimo da Yara Fertilizantes localizado no porto de Rio Grande. Nesse projeto a Manobrasso optou pela utilização da cábrea, ao invés do guindaste sobre balsa, por ser mais eficiente e confiável, já que as peças exigem precisão na montagem, e, além disso, dispensa o uso de rebocadores (autopropulsada). A cábrea que esta sendo utilizada no sul é a Piauí com capacidade para 250 toneladas, tem 50 metros de comprimento e 22 metros de largura. Sua altura chega a 57 metros (o equivalente a um prédio de 19 andares).

A embarcação conta com um refeitório e acomodações para até 19 pessoas. “Essa obra vai possibilitar o aumento do desembarque com maior rapidez da matéria prima utilizada na fabricação de fertilizantes”, informou o diretor da Manobrasso Leandro Heludjian.

A obra na Yara Fertlizantes conta com a parceria da MS Metalúrgica, com sede em Tubarão em Santa Catarina e a Darcy Pacheco, com sede em Canoas no Rio Grande do Sul

Já para a atuação no mercado do Nordeste, a empresa enviará a cábrea Rondônia para Salvador, que também é auto propulsada e tem capacidade de 100ton.

Lava-jato reduziu negócios

Desde que a Lava Jato foi deflagrada pelo Ministério Público Federal, os negócios na maioria das empresas reduziram drasticamente porque envolvem as maiores empreiteiras do Brasil que atuam em obras de infraestrutura e na indústria naval. Antes da Lava-jato, a Manobrasso tinha um crescimento anual entre 20 e 25%. “Hoje o crescimento é muito abaixo desse índice e a crise está servindo para ajustar o negócio. Estamos adotando estratégias que vão assegurar o nosso crescimento”, disse Heludjian. A empresa diversificou as suas atividades e hoje atua em operações marítimas completas. Também investiu na área área de manutenções, utilizando a sua própria equipe para prestar serviços de manutenções a outras embarcações e guindastes portuários.

Sobre a Manobrasso

A Manobrasso é uma empresa 100% brasileira, inicialmente especializada em içamentos e movimentações marítimas, através de guindastes flutuantes (cábreas). Por possuir equipamentos únicos no cenário nacional, logo alcançou posição de destaque no mercado, algo que foi sendo consolidado e fortificado pelos cases de sucesso operacional e reconhecido atendimento diferenciado que prestamos aos nossos clientes. Após a consolidação na atividade de içamentos marítimos de ultra pesados (Heavy Lift), aproveitando o know-how adquirido, a formação de corpo técnico qualificado e, principalmente, estreito relacionamento e parceria com os nossos clientes, complementamos a nossa gama de atividades.

Atualmente, além dos serviços marítimos, oferece área de armazenagem, instalações administrativas, área para atracação de embarcações e, sobretudo, inteligência na busca de soluções de engenharia seguras, eficazes e com ótima relação custo x benefício.

Mais informações acesse o site www. manobrasso.com.br

 

 

Fonte: Assessoria



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162