Na sexta-feira, dia 04 de dezembro, um carregamento de 5.100 toneladas
de farelo de soja foi embarcado em 60 vagões da VLI para seguir de
Anápolis até o Porto Itaqui, no Maranhão, utilizando a Ferrovia
Norte-Sul. O percurso de 2.300 quilômetros será cumprido em quatro dias,
na primeira viagem que utilizará todo o traçado da malha.
O controle da operação será realizado pela estatal Valec, no trecho
entre Anápolis e Porto Nacional (TO). Depois, a logística passa para as
mãos da VLI entre Porto Nacional e Açailândia, onde finalmente acessará a
Estrada de Ferro Carajás, da Vale, chegando ao Porto de Itaqui. Nos
próximos dias, outros trens deverão ser carregados para transportar um
total de 27 mil toneladas de farelo de soja.
Os 855 km da Norte-Sul (FNS) entre Anápolis e Porto Nacional ainda não
entraram em operação efetivamente por diversos motivos, entre os quais
indefinições sobre o modelo de exploração comercial e de concessão da
ferrovia, dificuldades no embarque de produtos aos portos e indícios de
superfaturamento apontados pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Fonte: Guia Marítimo