ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Navegar 2015 debate oportunidades em tempo de crise

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Navegar 2015 debate oportunidades em tempo de crise

14/09/2015 �s 09:44
Navegar 2015 debate oportunidades em tempo de crise

Nos dias 15 e 16 de setembro, Porto Alegre vai sediar - novamente - um dos principais eventos para debates os desafios e oportunidades do cluster portuário e naval. É o Congresso Navegar, que chega a sua 12ª edição com o tema principal sobre “Possibilidades de Crescimento no Mercado Global de Forma Sustentável”.

A programação foi dividida em dois dias. Na terça, 15, a abertura oficial acontece às 14h30min com a palestra do secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que vai abordar o cenário atual da infraestrutura de transportes do Rio Grande do Sul. O enfoque do dia será debater a possibilidade de parcerias público-privadas (PPPs) para investimentos em hidrovias, portos e terminais. Para isso,  foi convidada a Canadian Council for PPPs, do Canadá, para apresentar palestra online com tradução simultânea sobre o tema. O Canadá é o país que tem registrado o maior número de Parcerias Público Privadas do mundo e, por esse motivo, foi convidado a apresentar as suas sugestões sobre o assunto e possibilidades de formatar parcerias com empresas canadenses. Estarão debatendo o Tema representantes da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul, Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Praticagem da Lagoa dos Patos, Sindop RS, ABTP,Fiergs, Fecomércio, e Sindicato dos Trabalhadores Portuários. Ainda na terça feira, dia 15, três temas serão destaque: a palestra da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul sobre as reais possibilidades de investimento diante do cenário de crise financeira;  o terminal de regaseificação de GNL da empresa Bolognesi Engenharia previsto para Rio Grande; e os parques eólicos do SUL, Geribatu e Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, que revolucionam a geração de energia em parceria com a Eletrosul. 

Na quarta feira, dia 16, o tema do dia será “A Gestão e o Novo Marco Regulatório Portuário”. Na mesma proposta de cases de sucesso, o Navegar 2015 vai destacar a expansão e a logística da CMPC Celulose Riograndense em Guaíba através de complexos sistemas de monitoramento de cargas e frotas. Além disso, o segundo dia também vai destacar o Porto do Rio Grande como concentrador logístico do Rio Grande do Sul, com a palestra do superintendente Janir Branco e a visão de gestão proposta pelo SETCERGS, Sindicato dos Transportadores de Carga Rodoviária, que estará sendo apresentada pelo seu diretor de infraestrutura, Frank Woodhead. Também estão confirmadas as presenças de diretores dos portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC), São Francisco do Sul (SC), Imbituba (SC), Itapoá e do Tecon Rio Grande (RS) para participarem do Painel que tratará das Estratégias dos principais portos e terminais do sul do Brasil para crescer na crise com sustentabilidade. Para a Palestra de Abertura do Painel foi convidado o Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ o Sr. Marcos Maia Porto.

“O Navegar nasceu em 2004 e se mantém com a mesma filosofia até hoje: proporcionar, através de seus congressos, fóruns e debates, as múltiplas oportunidades que o mercado global oferece de crescimento”, afirma Jayme Ramis, diretor-geral da revista Conexão Marítima e idealizador do evento. “Neste ano, haja vista a grave dificuldade financeira que o Rio Grande do Sul vem enfrentando, esperamos poder identificar e quantificar as necessidades mercadológicas e suas lacunas. “Da mesma forma, estabelecer e promover as possibilidades de parcerias público-privadas como uma das formas de se conseguir continuar crescendo e minimizar os impactos negativos", enfatiza Ramis.

Nas edições de 2012 e 2013, o Navegar foi o Congresso Oficial da Feira do Polo Naval RS, realizada em Rio Grande. Desde o ano passado, retornou para Porto Alegre. O Congresso é uma realização da revista Conexão Marítima, que completa 15 anos de história. O evento será realizado no salão nobre do Hotel Plaza São Rafael, na avenida Alberto Bins, número 514.

Fonte: redação



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162