ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Praia, biquíni e petróleo

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Praia, biquíni e petróleo

22/01/2013 �s 23:38
Praia, biquíni e petróleo

O Brasil não consegue fugir a certos clichês quando visto por olhos estrangeiros. Até mesmo uma agência de notícias de prestígio internacional como a Bloomberg News recorreu à clássica imagem de uma mulher de biquíni na praia para ilustrar uma árida matéria sobre investimentos no setor petrolífero. A imagem mostra uma morena de corpo sinuoso tostando ao sol, enquanto dois navios petroleiros passeiam no horizonte.

A reportagem trata do aumento vertiginoso da procura de startups do setor petrolífero por firmas de investimentos estrangeiras para competir com produtores globais, como as petrolíferas Royal Dutch Shell e BP. A procura, diz a matéria, cresce à medida que o governo brasileiro se prepara para realizar novos leilões para a exploração de petróleo e gás no país, inclusive e sobretudo no pré-sul.

Os bilhões de dólares em operações que o setor petrolífero movimenta implicam um complexo modelo de financiamento e investimentos. São inúmeros agentes públicos e privados transitando numa intrincada estrutura financeira internacional.

Em meio a esse ambiente “hard” de negócios, não deixa de ser curiosa a escolha da cena bucólica praiana. Trata-se de um cenário revelador tanto dos “elementos naturais” que compõem um imenso país exótico, assentado sobre jazidas de óleo e gás, quanto do olhar desses que, de fora, nos observam sob certos estereótipos.

Fonte: O Globo



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162